quinta-feira, 15 de abril de 2010

CATAVENTO

Nome: CATAVENTO "a todo instante rola um movimento que muda o rumo dos ventos"
Créditos: Instituto CUCA da UNE - coordenação de comunicação

Apresentação
O programa CATAVENTO é uma realização do Instituto CUCA da UNE, em parceria com o Instituto Via BR e o Pontão de Cultura Minuano. Esse programa concorre ao edital Pontos de Mídia Livre e constitui o projeto de comunicação do Instituto CUCA. Seu prazo de execução é de um ano num, com previsão de duração de até três anos.

Quem somos
Essa iniciativa existe há nove anos, desde que surgiu o CUCA da UNE. Mas foi em 2006 que a comunicação do CUCA alcançou categoria de programa, com o surgimento do programa audiovisual do CUCA.
Parceiro nessa iniciativa, o Instituto VIA BR surgiu da união entre pessoas provenientes das mais diversas áreas do movimento estudantil, como ciência e tecnologia, cultura, e esporte, juntamente com pessoas do movimento de cultura de bairro. É uma organização que tem atuação baseada em eixos transversais que congrega juventude, cultura, educação, meio ambiente, trabalho e cidadania.
Em ambas experiências participam pessoas que realizaram as bienais de cultura e as caravanas da UNE pelo Brasil. Mais recentemente, pessoas pertencentes ao CUCA da UNE e ao Instituto VIA BR se juntaram em prol de um programa de comunicação que originou o projeto CATAVENTO, que por sua vez, significará a continuidade de umas e a retomada de outras ações criadas nos últimos quatro anos e supracitadas no projeto.
Nossa equipe é constituída por ativistas dos movimentos sociais de perfis variados. Três elementos são comuns na formação da equipe: O primeiro é o fato de todos os membros serem originários dos movimentos estudantil e de arte. O segundo é que todos encontraram na cultura o fator de convergência. E o terceiro é a escolha da comunicação como ferramenta de mobilização social.

Objetivo
O programa CATAVENTO pretende ampliar os canais de interlocução com os movimentos sociais, explorando as novas esferas de ação comunicativa por movimentos engendrados pelo povo, revelados por novas tecnologias e pelas novas formas adquiridas pelos movimentos sociais, em especial os que orbitam em torno da cultura.
O CATAVENTO é um programa de execução de um ano, com perspectiva de continuidade por no mínimo três anos. Cada ferramenta facilitará o diálogo horizontal com a rede dos movimentos sociais, por meio da comunicação impressa, sonora e audiovisual. Sua proposta de interação com o público se concretizará a partir de seus veículos que darão vazão às expressões populares.
O programa não pretende falar por si só, mas criar condições para o fluxo de informações geradas pelas redes sociais, a partir do que já é produzido. Nossas ferramentas articularão o conjunto dessas expressões, o que constituirá uma forma alternativa de interlocução entre os que querem falar e ser ouvidos.
Nosso objetivo é também dobrar toda nossa audiência. O Cine CUCA obteve participação de 7 mil pessoas em 600 exibições na sua última edição. Desse modo, pretendemos alcançar 15 mil espectadores nessa nova fase de exibição. A mesma conta se aplica na audiência do blog, que se tornará site e na TV. Ambos possuem média de 150 mil acessos/ano, o que nos impõe uma meta de 300 mil para próximo período de um ano. Já, o conteúdo impresso, por se tratar de jornal mural, e cada ponto de cultura e/ou entidade estudantil escolher onde serão fixados, não temos estimativa precisa de audiência.

Proposta editorial
Nossa proposta editorial baseia-se em revelar a presença contínua da confabulação entre movimentos sociais, arte e mídia, e ilustrar experiências de projetos de mídia que conferem poder e dignidade às comunidades nacionais nas diversas localidades do país, opondo-se ao triunfalismo tecnológico, partidário da contra-informação produzida em direção contrária, porém dotada do mesmo sentido de hegemonização. Assim, celebraremos o potencial político e estético das tecnologias recentes aplicadas na construção das mídias radicais, que fogem da esfera hegemônica da indústria cultural e têm como caráter essencial algum tipo de intervenção crítica às posições dominantes.
Como alternativa de produção de uma mídia colaborativa, voltado para os movimentos sociais e que propõe uma narrativa independente dos padrões midiáticos, sua relevância se destaca pelo recorte de protagonismo social que está proposto. O CATAVENTO obedece o sentido dos movimentos sociais, e a exemplo do que seu nome sugere, ele também dependerá da energia produzida por esses movimentos para produzir seus próprios movimentos e assim gerar novas energias que produzirão outros movimentos.

Linguagem
Nossa linguagem propõe romper a noção que classifica arte e mídia em categorias separadas. Essa ruptura não é com o "agora", afinal, a interação pacífica entre diferentes estéticas é uma qualidade do nosso tempo. É uma ruptura com as dicotomias do século 20 como a existente entre situacionismo e surrealismo, ambos filhos da mesma mãe expressionista. Assim, nossa linguagem e nossa estética são derivadas da cultura que estamos construindo hoje, uma cultura compreendida como valor humano, que se reflete na culinária, no modo de andar a na descoberta do outro. A cultura no sentido mais abrangente, que também se realiza pelas novas tecnologias mas, que sobretudo absorve o pensamento do que seria contrário e proclama o laço de amizade no tempo e no caminho da história.

Participação Colaborativa
O CATAVENTO privilegiará a participação colaborativa. Todas as ações serão coordenadas por coletivos e calcadas na idéia de experimentação, o que permitirá o constante movimento de parceiras entre produtores. Cada colaborador promoverá o que condiz com seu perfil de atuação na gestão, na produção e na difusão das iniciativas. A difusão de todo conteúdo obedecerá a lógica commons, cujo valor autoral pressupõe a livre circulação e a produção compartilhada.
O programa pretende estabelecer um laço construtivo com o público e incentivar a atitude crítica por meio da participação colaborativa. Todo objeto de mídia do CATAVENTO se resultará do diálogo promovido pela rede.
Nossas ações visam a interação com o público, uma vez que a absorção da cultura, nas suas dimensões tradicional e contemporânea é estratégica na produção do conteúdo que irá circular. E o CATAVENTO é um programa dotado de um forte caráter de articulação para a circulação. Dentro da especificidade de cada ação haverá um método de interação.
O público-alvo é formado por estudantes, jovens, Pontos de Cultura e ativistas dos movimentos político-culturais.Tanto a fase de produção quanto a fase de exibição e circulação terão seus mecanismos próprios de mobilização.
A fase de produção promoverá o conteúdo da rede através da participação interativa de colunistas, articulistas e sabedores da cultura oral que colaboram com blog e colaborarão com site.
O edital de produção gráfica, certamente despertará o interesse de muitos artistas, que buscarão contribuir com a construção do site e receber o prêmio. Já a produção audiovisual também será mobilizadora, uma vez que o edital que premiará três obras, estimulará a participação de produtores de todo país.
Em outro momento teremos a exibição das produções no circuito do Cine CUCA, em parceria com cineclubes e entidades estudantis, que realizarão mostras em universidades e em locais onde funcionam cineclubes. O Cine CUCA também se realizará em parceria com Pontos de Cultura e pretende promover exibições em locais públicos, como praças públicas e locais de circulação de jovens, como corredores de acesso à escolas e universidades.

Eixos
O CATAVENTO é um programa de comunicação para cultura. Desse modo, buscaremos interferir na agenda política da cultura, relacionando cultura e cidadania como principal estratégia de ação. Essa iniciativa está intrinsecamente ligada às plataformas sociais de juventude, cultura e política, e tem na comunicação o elo de integração entre esses três elementos. É a comunicação para cultura, promovida por jovens forjados na política.

Ações do programa e seu caráter nacional
O projeto se realizará pela rede do CUCA, que por sua vez, possui abrangência nacional, nas cinco regiões do país.
Os editais de premiação terão base em critérios que garantirão sua abrangência nacional, como a de não premiar mais de um projeto por região.
Edital Curta CUCA - Trata-se de um prêmio de reconhecimento de trabalhos audiovisuais. O edital será destinado a estudantes e produtores pertencentes a pontos de cultura e ações que integram o Programa Cultura Viva.
Cine CUCA - Circuito de exibição de obras audiovisuais nas cinco regiões do país. O Cine CUCA realizará sua terceira edição, e compreenderá a etapa posterior ao edital Curta CUCA, incluindo nas suas mostras, os trabalhos premiados pelo edital. Além disso, o circuito incluirá a produção da TV CUCA.
O Cine CUCA ocorrerá em parceria com pontos de cultura e a rede nacional cineclubista. O Cine CUCA realizará mostras em no mínimo quinze estados do país, a exemplo de suas edições anteriores e promoverá a circulação do conteúdo produzido pela TV CUCA e dos trabalhos selecionados pelo edital Curta CUCA.
Site - Previsto para ser atualizado diariamente, o site constitui o principal elemento de ampliação da comunicação do CUC. Uma ferramenta nova, que possibilitará um fluxo maior de informação relacionada à rede. Ele será o canal por onde escoaremos todo produto das ações promovidas pelo projeto CATAVENTO e fortalecerá a circulação da produção das redes sociais de cultura de todo país. Assim, transformaremos o blog do CUCA em um espaço de comunicação interativa com a rede, o que hoje não é possível em razão de mantermos precariamente o blog com estrutura de site.
O projeto do site será desenvolvido em plataforma livre e construído em parceira com o Pontão e Cultura Minuano - RS. Já o projeto gráfico faremos mediante abertura de edital, cuja premiação se destina à elaboração visual do site.
O site vai herdar uma característica que hoje é do blog do CUCA, de circulação da produção da cultura brasileira, porém, com uma maior capacidade de vazão do conteúdo produzido pelo conjunto da rede.
Dazibao - Uma mídia concebida na China durante a revolução cultural, o dazibao será um importante instrumento de mídia impressa . Há cerca de quatro anos, o CUCA utiliza o dazibao como ferramenta de comunicação. Nele, reunimos, textos, artigos, poemas, entrevistas e imagens, que juntos adquirem sentido de um discurso amplo e circulam por universidades e pontos de cultura em forma de jornal mural. Nosso objetivo é de duas edições semestrais do dazibao.
O andarilo será uma ferramenta produzida pelo PIA - Programa de Interferência Ambiental. Um dispositivo móvel, inspirado nos carrinhos de milho, muito utilizado por trabalhadores de rua de São Paulo. O andarilo é uma criação da artista plástica Floriana Breyer, e na sua primeira versão foi inspirado nos carrinhos de café de Salvador. Durante a caravana da UNE, o andarilo potencializou a disseminação do diálogo e da troca pelos 27 estados do país em que percorreu. Uma estrutura de som de alta potência que circulará comunidades por onde se realizarão as ações do programa CATAVENTO.

Suportes técnicos
O projeto utiliza equipamentos de multimídia, tais como câmera fotográfica, câmera de vídeo, ilha de edição, projetor de imagens, além de suportes gráficos e plataforma virtual construída em software livre.
Todo conteúdo já produzido, inclusive o da TV será migrado para uma plataforma livre. Nosso conteúdo, apesar de produzido por nós, não é de controle de seus produtores, uma vez que está sob domínio de provedores privados. O Pontão de Cultura Minuano é parceiro nessa iniciativa, e juntamente com outros parceiros da cultura digital e ativistas do software livre definirá a plataforma livre em que hospedaremos o conteúdo produzido pelo programa CATAVENTO. Todo conteúdo se disponibilizará sob licença creative commons.

Audiovisual
O audiovisual se configura como principal mídia utilizada na construção do discurso no novo tempo. Aliado na guerra pela democratização dos meios de comunicação, o audiovisual reúne signos e significados presentes na comunicação oral, visual, escrita e sonora, de modo que as tecnologias recentes, na sua dimensão mais ampla possibilitam a congregação de todos esses elementos comunicativos em uma única forma de expressão. Não se trata de uma invenção, uma vez que o audiovisual foi a principal ferramenta de dominação utilizada pelos sistemas em disputa pela hegemonia política, econômica e cultural do século 20. Isso se comprova tanto pela via revolucionária do cinema soviético, quanto pela disseminação da cultura dominante imposta pelo ocidente através da indústria cinematográfica norte americana. Porém, a aliança pacífica entre os movimentos sociais, a arte e as mídias radicais ainda constituem um fator de imensa influência no imaginário cultural das camadas populares, no que diz respeito às suas aspirações subversivas de superação material e espiritual e o audiovisual tem importante papel a jogar.

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